UFSC – Universidade do Minho (Portugal)

29/08/2016 14:43

No dia 11 de Agosto, na sala de reuniões da Sede Administrativa do Campus Blumenau da UFSC, se reunirão os professores do curso de graduação em Engenharia Têxtil, o professor Antonio Augusto e o Pesquisador Marcos Batistella do curso de Pós-graduação em Engenharia Química da UFSC, com o professor da Universidade do Minho António Pedro Garcia Valadares Souto

para a troca de informações entre as Universidades. A reunião foi dividida em 4 etapas, em três foram apresentados projetos de pesquisa (2 submetidos a órgãos de fomente e 1 em execução) e em uma o professor Pedro fez uma explanação sobre o curso de Doutoramento em Engenharia Têxtil da Universidade do Minho.

O primeiro projeto apresentado foi:

PREPARAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE AGENTES CATIONIZANTES PARA FIBRAS DE ALGODÃO.

O professor Pedro fez seus comentários técnicos a respeito do projeto, gerou-se uma discussão sobre o tema, e além disto, o professor também declarou o apoio ao projeto de doutorado pleno no exterior do aluno Jeferson Correia que apresentou o projeto. Até 30 de agosto este projeto será submetido a CAPES.

O segundo projeto a ser apresentado foi:

LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS INTEGRADAS DO ALGODÃO (LADETEC-ALGODÃO). O professor Pedro elogiou a ideia e se colocou à disposição para ajudar.

E, o terceiro projeto apresentado foi:

DESENVOLVIMENTO DE BIOMATERIAL À BASE DE POLISSACARÍDEOS PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FÁRMACOS. Após as discussões, o professor Pedro indicou o nome do pesquisador que trabalha com este assunto na Universidade do Minho.

Para finalizar, Pedro Souto apresentou como é a pós-graduação em Engenharia Têxtil na Universidade do Minho.

A vinda do professor Pedro foi viabilizada por um projeto apoiado pela FAPESC, e foi uma excelente oportunidade para aproximarmos as instituições e estabelecermos parcerias. Outro ponto muito positivo neste momento em que os professores do curso de Engenharia Têxtil da UFSC estão começando a construir o projeto de Mestrado em Engenharia Têxtil foi a apresentação de como funciona a pós-graduação em Portugal.

image1 image2