Estudantes apresentam propostas para a gestão de resíduos em empresa têxtil

26/11/2018 11:36

Estudantes do curso de Engenharia Têxtil da UFSC Blumenau se reuniram com o Diretor da empresa Altenburg, Tiago Altenbrug, e com os Engenheiros John Struck e Diego e Diego Jardim Benites, no dia 21/11, em Blumenau-SC. Sob orientação da professora Rita de Cassia Siqueira Curto Valle, os alunos Julia Gabrielle Ribeiro da Silva, Carolina D’avila Kramer Cavalcanti, Renato Poli Mari, Gabriel Luis Cesconetto, Ana Laura dos Santos Silveira, Amanda Schuch, Eduardo Felipe Fiamoncini, Larissa Theodoro da Silva, Bruno Garcia Souza, apresentaram possibilidades de melhoria relacionadas à gestão de resíduos do processo produtivo que, além de representarem um ganho ambiental, também oportunizam ganhos financeiros e sociais à empresa.

A relação entre os alunos e a Altenburg foi proporcionada por meio da disciplina Gestão Ambiental nas Organizações, que comporta de forma articulada a Prática Curricular de Inovação, Desenvolvimento Regional e Interação Social (PIDRIS). O objetivo é promover o contato com experiências reais de apreciação de soluções de questões existentes em empresas do setor têxtil, além de humanizar a formação dos futuros engenheiros ao permitir o convívio com demais profissionais em diversos contextos.

A parceria entre a UFSC e empresa ocorre desde março de 2018 e vem contribuindo com a formação dos engenheiros para além da sala de aula. Por meio do PIDRIS promovem-se relações de cooperação entre os grupos sociais, setores econômico-produtivos e a comunidade em geral, de forma a planejar estratégias de interação a partir de ideias de ação colaborativa e diálogo de saberes.

(Comunicação UFSC BlumenauFoto e informações Rita de Cassia Siqueira Curto Valle)