Estudantes desenvolvem protótipo de carda para nãotecidos

18/11/2019 18:53

Estudantes da disciplina de Tecnologia de Nãotecidos, semestre 2019/2, receberam, no início do semestre, uma proposta um tanto inusitada: apresentar um protótipo de uma carda para a formação de nãotecidos. A proposta contou ainda com a participação do estudante de pós-graduação, Eduardo Volkart da Rosa, do Mestrado em Engenharia Têxtil do Campus Blumenau da UFSC.

Cada equipe fez o estudo detalhado do funcionamento mecânico da máquina, optando assim pelos materiais e pela melhor forma de confecção da carda. A Equipe 1 realizou seu projeto a partir de materiais recicláveis. Já a Equipe 2 fez uso de uma impressora 3D para a a fabricação e a Equipe 3 utilizou madeira.

Uma breve entrevista com os representantes da cada grupo foi realizada para compreender melhor este processo. Leia abaixo:

Representantes das equipes

Equipe 01 (materiais recicláveis): Joana Feltrin Nascimento

Equipe 02 (impressão 3D): Diogo Guimarães da Silva

Equipe 03 (madeira): Lucas Vasselai

1. Como se deu processo de confecção do equipamento?

Equipe 01: Para a confecção do protótipo da carda fizemos, primeiramente, a redução de algumas medidas de uma carda que retiramos da literatura. Com isso pode-se construir os cilindros com as medidas calculadas e fazer toda a construção das bases, dos eixos e das polias.

Equipe 02: No início, por meio de discussão levantamos quais recursos a gente teria em mãos e uma sequência de etapas para atingir nosso objetivo, que era a confecção da carda.

Equipe 03: Inicialmente realizaram-se pesquisas de cardas manuais para que pudéssemos utilizar de inspiração. Após esta pesquisa e a escolha do modelo base, foi feito o desenho de como seria o nosso projeto ideal para que assim pudéssemos definir as dimensões para então comprar a matéria-prima. Após definir todos os parâmetros, foi comprada a matéria-prima necessária e necessitou-se do auxílio de profissionais para a modelagem e a montagem da carda.

2. O que balizou a escolha do material utilizado?

Equipe 01: O nosso protótipo foi feito de papelão com eixos de madeira e os cilindros foram alguns de papelão e outros de papel. A escolha para a construção deste protótipo se deu pelo fato de termos estes materiais disponíveis em casa. Porém, a ideia do nosso projeto era fazer um protótipo com cilindros de canos PVC, pois são mais baratos que a madeira; os eixos seriam de metal, porque devem ser resistentes; as polias de polímero, justamente pelo preço mais em conta do que as polias metálicas; a correia de borracha; e as bases/laterais de madeira, por ser mais apresentável.

Equipe 02:  Utilizando conhecimentos de outras disciplinas, dentro da área de mecânica principalmente, como desenho técnico foram aplicados para desenvolver o projeto tanto no papel quanto em software adequados para simulação, onde projetamos o nosso modelo de carda. Com a utilização de softwares específicos e dos desenhos elaborados, passamos a imprimir as peças com as impressoras 3D do LabCTI, que nos deram um grande suporte nesse processo de desenvolvimento. Feita impressão dos componentes da carda foi realizada a montagem da mesma.

Equipe 03: A escolha do material utilizado deu-se através da percepção de que seria necessário um material resistente, que tornasse o projeto da carda funcional e que fosse facilmente encontrado para compra e de custo acessível.

3. Quais as vantagens de um projeto desta natureza para o processo de formação enquanto engenheiros têxteis?

Equipe 01: A maior vantagem em relação à este projeto foi entender o funcionamento da máquina e o processo de formação de uma manta de nãotecido e, através disso, foi possível perceber o quão complexo é o universo têxtil. Este projeto proporcionou entender mais a fundo quanto os parâmetros mecânicos de uma máquina influenciam no produto final e o quão importante é saber pelo menos o mínimo sobre os maquinários de uma empresa têxtil.

Equipe 02: Ao final do trabalho o grupo levantou vários pontos como a variedade de conhecimentos que foi necessária para o desenvolvimento do projeto, as dificuldades de enfrentar um projeto tão desafiador como esse e por fim a introdução a áreas que futuramente teremos que enfrentar como engenheiros têxteis e que não estão tão difundidas em matérias no nosso curso.

Equipe 03: O projeto foi de suma importância pois através deste podemos entender melhor o funcionamento do principal maquinário responsável pela formação de nãotecidos. Além disto, pode-se aplicar conhecimentos interdisciplinares durante o desenvolvimento, fazendo-nos perceber a importância de todas as matérias da grade curricular para a nossa formação e que é extremamente importante que saibamos interligar os conhecimentos adquiridos em cada uma destas para tornarmos profissionais capacitados.

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

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