Estudantes realizam visita técnica na empresa Cristal Lavandeira

10/01/2024 10:17

Em dezembro, os alunos do curso de Engenharia Têxtil realizaram uma visita técnica na empresa Lavanderia Cristal, em Rio do Sul. Nessa visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer presencialmente todos os processos de beneficiamento de peças jeans, que incluem estonagem com pedras, desgastes manuais, tratamentos convencionais de desbote a base de cloro e permanganato, e tratamentos não convencionais como ozônio e laser.

A visita começou com uma aula sobre sustentabilidade e a importância do mercado de jeans para o Brasil e para Santa Catarina. Na sequência os alunos visitaram os processos fabris e laboratórios da empresa, passando pelo administrativo e indo até a estação de tratamento de resíduos. A visita foi ministrada pelo Hiago (supervisor), que esclareceu todas as dúvidas técnicas e forneceu muitas informações novas a respeito dos controles de processo e qualidade na lavanderia.

No final os alunos puderam conhecer o showroom e todos os efeitos em peça pronta que a Cristal já fez e faz para seus clientes. A visita fez parte da disciplina de “Tópicos Especiais em Engenharia Têxtil – Introdução a Lavanderia Industrial & Beneficiamento Jeanswear”, ministrada pelo professor Carlos Rafael Silva de Oliveira.